Saiba como trabalhar o marketing da sua empresa na crise econômica

Marketing para sua empresa em tempos de crise

Em época de crise econômica, as empresas pensam duas vezes antes de fazer qualquer investimento. É comum que, nessas situações, o marketing acabe ficando em segundo plano. Contudo, para superar os efeitos nocivos da recessão e continuar crescendo, é importante investir em estratégias de marketing.

Para ajudar você a entender por que o marketing é tão importante e como trabalhá-lo, preparamos este post. Continue lendo e descubra!

Por que não se deve parar de praticar o marketing em momentos de crise econômica?

O marketing, quando bem planejado, é um investimento importante para qualquer empresa. Entretanto, em épocas de crise, quando chega a hora de reduzir custos, muitas vezes o marketing é visto como um gasto. É importante perceber que é o marketing que vai impulsionar as vendas, atrair novos clientes e fortalecer a marca. Por isso, parar de investir nele é muito arriscado, pois tornará mais difícil para a empresa a superação da crise. 

Lembre-se também de que a crise não durará para sempre. Estratégias bem planejadas e com objetivos claros não apenas podem ajudar a sua empresa a passar pela recessão com menos danos como farão com que ela esteja ainda mais forte e preparada para crescer quando a crise terminar.

Estratégias de marketing para empregar durante a crise

Uma boa forma de trabalhar o marketing na crise é trabalhando com verba reduzida e otimizada. Defina com clareza os objetivos e metas para nortearem todas as ações de marketing elaboradas e faça sempre a mensuração dos resultados obtidos. Medi-los permite fazer os ajustes necessários conforme as ações são postas em prática e aumenta muito as chances de retorno do investimento feito.

Para ajudar você ainda mais, listaremos a seguir algumas sugestões de estratégias que podem ser uma ótima pedida para salvar sua empresa na crise!

Veja este vídeo “Você procura saber o que o seu cliente precisa ou apenas oferece seus produtos e serviços?”

Marketing promocional

Essa técnica engloba estratégias realizadas no ponto e venda visando ao aumento nas compras, à fidelização dos clientes e ao crescimento da percepção de valor da marca. As ações de marketing promocional variam muito, podendo focar a melhoria da apresentação dos produtos, as ofertas vantajosas para os clientes, além de outras formas de incentivar as compras na loja.

Field marketing 

O field marketing é uma estratégia que visa estabelecer um domínio maior do ponto de venda. Esse domínio inclui fatores como melhor controle de estoque, estratégia de precificação correta, garantia de um espaço adequado para as compras etc. Com um bom diagnóstico, é possível captar oportunidades de correção do ponto de venda, aumentando muito as receitas da empresa.

Merchandising

merchandising reúne técnicas que visam dar destaque aos produtos no ponto de venda. Aqui entra o posicionamento nas prateleiras, a oferta de amostras grátis, a sinalização dos produtos, a seleção das cores usadas etc. Pensar nisso é ideal em tempos de crise, pois tem grande impacto nas vendas sem gastar tanto.

E então? Quer saber mais sobre estratégias de marketing que vão ajudar a vencer essa crise econômica? Então, confira um outro post que preparamos em nosso blog, explicando a diferença entre o marketing promocional e o marketing tradicional!

DicasPTsaiba como

Carlos BrandãoAuthor posts

Carlos Brandão

Sou Carlos Brandão, sócio-diretor da BeC Inteligencia, formado em Administração de Empresas, sou especialista em desenvolvimento de APP (IOS e ANDROID) principalmente em projetos que necessitam controle de Ações Promocionais e Trade Marketing na mesma plataforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Sou Eduardo, tudo bem? Automatize os processos, reduza o custo de sua operação e melhore suas estratégias com APP. Podemos conversar?