Qual casa de Game of Thrones a sua marca pertence?

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Chegou a hora da verdade, descubra quem é sua marca de acordo com as famílias de Game of Thrones. 

Nesse domingo, Game of Thrones retorna com o início da 7ª temporada (aleluia!) e ao falar disso com a minha equipe, tive o insight de comparar a série com a rivalidade das estratégias de marcas, e não é que podemos assimilar com algumas marcas? 

[Não contém Spoilers!]

Como todo fã, estou ansioso pelo início dessa temporada, e também odiaria ler Spoiler à essa altura do campeonato, então fiquem tranquilos que não falamos de Spoilers nesse artigo.

Para quem não conhece

A história de Game of Thrones, se torna difícil de se explicar justamente pela complexidade de seus personagens, que são vários, e por ter muitas subtramas dentro do enredo principal, mas tentarei resumir de forma simples, para quem nunca ouvir falar.

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Basicamente falando é um seriado (produzido pela HBO) baseado nos livros de fantasia épica de George R.R. Martin, que narra a história de algumas famílias (chamadas de casas) que vivem em uma espécie de Europa Medieval que é Westeros.

A premissa mais simples de todas, é que algo desequilibrou as estações há muitos anos atrás, e esse terra onde o verão durou 10 anos, aguarda um inverno rigoroso que traz uma ameaça junto com ele, que nada mais é do que algumas forças sobrenaturais que ameaça os Sete Reinos.

Enquanto isso, ocorrem várias conspirações, traições e rivalidades entre as casas pela disputa do trono de Ferro, que é o poder absoluto dos Sete Reinos.

A Rivalidade das Marcas

A rivalidade é muito comum no mundo dos negócios, afinal a maioria das empresas tem concorrentes, né? Se não tem ainda, um dia vai ter.
 

A disputa não está somente no desenvolvimento do produto ou no marketing, mas também na interação com o consumidor nas redes sociais, em disputas por propriedade intelectual, e no ponto de vendas não seria diferente, as marcas entram numa disputa de exposição, preço, ações promocionais, comunicação visual para chamar a atenção dos shoppers.

É comum cada marca adotar estratégias e posicionamentos para estar à frente do concorrente, ou pelo menos tentar chamar atenção do Shopper, ou ainda gerar um buzz com aquela ideia.  

Mesmo encarando essa rivalidade amigavelmente, é preciso estar sempre antenado com as tendências de mercado, e principalmente quais as estratégias de trade marketing do seu concorrente.

Abaixo, listamos algumas casas da série e com quais estratégias de marketing cada uma delas se encaixa. Está curioso para descobrir a sua?

Leia e veja qual casa do seriado tem mais a ver com a sua marca e descubra por qual grupo você lutaria para conseguir o Trono de Ferro do PDV.

Casa Baratheon – Lema: Nossa é a fúria

Casa Baratheon

​​Está presente nas características dessa casa ser forte, orgulhoso e persistente.
A marca que pertence à essa Casa, tem como característica principal a persistência, a teimosia, marcas que erraram em algumas estratégias, e apesar de ouvirem muito “não” persistiram e focaram no objetivo final, sem desistir da luta mesmo com os tropeços no meio do caminho.

Casa Martell – Lema: Insubmissos, não curvados, não quebrados

Casa Martell

​​ As pessoas dessa casa não mudam de opinião e são autênticas. “olho por olho e dente por dente” guerreiros, as empresas que combinam com essa casa, são aquelas que estão prontas para uma batalha se precisar, mas elas mantém o que elas são, autênticas, vão na contra mão do que os seus concorrentes estão fazendo.

Casa Frey – As Torres Gêmeas

Casa Frey

​​ Essa casa é muito criativa e adora um estar presente em alguma festa.

Então as marcas que não podem ver um evento, que já montam seu Stand, participam ativamente de Eventos, Workshops,e Live Marketing, promovem festas aos colaboradores, e incentivam esse lado mais divertido do funcionário para engajá-lo, com certeza é um Frey.

Casa Greyjoy – Lema: Nós não semeamos

Casa Greyjoy

​​ Essa casa são pessoas mais sensíveis, porém fortes quando precisam defender a família e manter as coisas bem.

Portanto, pertencem à essa casa, as marcas que usam o lado emocional, afetivo, e o relacionamento com o shopper, para conseguir atraí-lo no ponto de venda.

Casa Lannister – Lema: Ouça-me Rugir.

Casa Lannister

​​ O pessoal dessa família, é extremamente egocêntrico, completamente envolvidos com sua vontade de ganhar e ter poder, custe o que custar, fazem de tudo para se manter no Trono. São aquelas marcas que dá até medo, de fazer uma provocaçãozinha, né não?

São marcas fortes, e poderosas, que sabem que estão em primeiro lugar naquela categoria, se exibe com isso, e que podem adotar estratégias de trade marketingmais agressivas, para não sair do topo.

A patrulha da noite – Lema: A noite chega, e agora começa a minha vigia.

A patrulha da noite

​​ Os patrulheiros são extremamente organizados, seguem as regras, são burocráticos, protetores, e podemos identificar que as marcas que pertencem à essa casa, é a empresa que se preocupa com o perfeccionismo de sua estratégia, tudo tem que sair como o planejado, e tem que ser perfeito, se não eles nem se arriscam a fazer alguma ação.

São extremamente estrategistas em suas ações, e precisam estar seguros do que estão fazendo, não ousam em suas estratégias para não correr riscos.

Casa Tyrell – Crescendo fortes

Casa Tyrell

​​Essa família tem como característica a inteligência, elegância e esperteza, é uma casa pacífica, têm gosto pelas artes, não costumam fazer nada que não seja pensado previamente. Ou seja, a marca que combina com essa casa, é aquela marca que adota uma estratégia mais sofisticada, com conceitos bem elaborados e referências artísticas que encanta o consumidor com esse charme que só ela tem.

Casa Targaryen – Sangue e fogo

Casa Targaryen

​​ O lema já diz né gente? Querem ver o circo pegar é fogo. Essa família possuem uns dragões, e além de botarem fogo em tudo, são extremamente vingativos, e gostam mesmo é do poder. Essa casa é odiada por uns e amada por outros, não há um meio termo.

Para mim as marcas que pertencem à essa casa são as marcas recalcadas haha que gostariam de estar em primeiro lugar, mas está em segundo ou em terceiro, e não se contenta com o posto, e adotam estratégias de provocação para alfinetar as outras marcas, pois se acham injustiçadas em não estar ocupando o trono.

Casa Tully –  Lema: Família, dever, honra

Casa Tully

​​A Família Tully tem membros íntegros, que prezam pelo nome da família, e pelos costumes da casa. São as marcas familiares, que adotam estratégias mais tradicionais, usam o nome e estratégias relacionados à família, passando credibilidade as tradições.

Casa Stark – O Inverno está chegando 

​​Essa família são os personagens bonzinhos da série, e prezam muito pela Honra e justiça, são pacíficos.

Ou seja, são as marcas “good vibes” que estão na dela, sem mexer com ninguém, até que às vezes são coladas pelo próprio mercado em uma situação de conflito, e veem a necessidade de agir com novas estratégias para desbancar seus inimigos, prezando pela sensatez, e pela Honra de não mudar a essência de quem ela é, apenas se readequando pela necessidade do momento.

Os selvagens

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Casa Stark

​​ Eles são os “diferentões” da série, pois não pertencem à uma casa especifica, vivem lutando por sua liberdade, e não seguem os padrões dos 7 reinos. Por isso algumas marcas se encaixam aqui, pois são mais ousadas em suas estratégias, fogem do padrão, e se destacam justamente por serem inusitados.

E aí, com qual casa ou família a sua marca se identifica mais?  Ao decorrer do artigo eu lembrei de várias marcas, e vocês? Conta pra gente.  

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Carlos BrandãoAuthor posts

Carlos Brandão

Sou Carlos Brandão, sócio-diretor da BeC Inteligencia, formado em Administração de Empresas, sou especialista em desenvolvimento de APP (IOS e ANDROID) principalmente em projetos que necessitam controle de Ações Promocionais e Trade Marketing na mesma plataforma.

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