Como o promotor pode expor melhor seus produtos no PDV (ponto de venda)

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A maneira como o promotor posiciona seus produtos no ponto de venda é o diferencial para a efetividade de vendas e visibilidade de sua marca.

Dentre as ações de marketing existentes, algumas chamam a atenção pela sua eficácia. Uma dessas ações é o merchandising, com ele se escolhe a melhor forma de trabalhar a marca e/ou produtos nos pontos de venda. Pensando nisso, é essencial trabalhar com estratégias para que o consumidor seja impactado pelos produtos de seu interesse.

Os pontos de venda são a base para se trabalhar o merchandising, eles são o ponto de contato com o consumidor, é o local onde os produtos são expostos e trabalhados de forma a atrair os clientes. As gôndolas já são os móveis, prateleiras para a exposição dos produtos nos pontos de venda, e sendo trabalhadas de forma correta pelos promotores auxiliam a expor os produtos e a gerar mais receita para a loja e consequentemente para a marca que venderá mais aquela rede.

As gôndolas são essenciais em um ponto de venda, mas elas são trabalhadas de diferentes formas. Podem ser gôndolas simples, em formato de prateleiras, podem ser pontas de gôndola ou em formato de ilhas no meio das lojas. Cada posicionamento requer cuidados para que os produtos fiquem visualmente atrativos e também de fácil acesso para a percepção do consumidor. Quando se trabalha com ilhas, é necessário repensar a forma de manuseio do produto.

Algumas ilhas são em formatos bonitos, mas que dificultam a retirada do produto, constrangendo ou até mesmo impedindo os consumidores de adquiri-los.

As ilhas são uma forma de destaque, elas são utilizadas para grandes promoções ou produtos em destaque, e aqui a forma de exposição é essencial. O promotor tem papel importante para que ações de merchandising nos pontos de venda surtam grandes efeitos. A localização escolhida por eles e o formato da ilha, trará atratividade para que os consumidores sejam impactados e queiram adquirir o produto ali exposto.

Em gôndolas simples, em formato de prateleiras, ou melhor dizendo, em seu ponto natural,  os promotores também podem trabalhar formas atrativas com os produtos. Eles devem posicionar os produtos na altura dos olhos para que assim atraia a atenção do consumidor, porém sabe-se que e os produtos com menor circulação ficam exposto mais abaixo, ou acima dos produtos com mais destaques, mas isso não é um regra para todos, pois existem estudos realizados com o Shopper para assim identificar onde seu produto deve ficar exposto em sua gôndola e com isso criasse o planograma. Outro ponto importante é o de alinhar os produtos e manter as gôndolas sempre com todos visíveis aos olhos do consumidor, ou melhor na percepção dele. 

Em gôndolas, a disposição e escolha dos produtos deve seguir a linha de produtos complementares. Para alguém que compra produtos para bebês, é interessante que os alimentos para as crianças estejam em gôndolas perto, e produtos para mães também. Assim os consumidores irão percorrer corredores específicos trabalhados pelos promotores.

Já as pontas de gôndola também são essenciais para ações nos pontos de venda, elas refletem os produtos em destaque daquele setor de compras, as promoções existentes e também são ajustadas pelos promotores. Os pontos de venda devem ter cuidado com as promoções e excessos de merchandising, para que não confundam os consumidores. Ações diferentes, embalagens específicas ou display nos caixas também são alternativas para diferenciar produtos e chamar a atenção de consumidores.

Além da exposição, alguns cuidados são necessários como preços visíveis, produtos de qualidade e com embalagens intactas. Com a utilização certa dos benefícios do ponto de venda, os promotores serão ótimos aliados para o aumento das vendas.

As ações de merchandising são essenciais para o aumento das vendas, elas estão em constante contato com os consumidores e refletem a utilidade e desejo de determinados produtos.

Repensar a forma como são utilizadas as gôndolas é um passo importante para o aumento da lucratividade e visibilidade.

Com gôndolas, ilhas e o ponto de venda em si mais atrativo, os produtos de maior giro sairão ainda mais e irão gerar mais receita, além de trazer ao consumidor um olhar sobre os produtos já comprados e os seus complementares.

Sistema para Gestão de seus promotores no PDV

A gestão do ponto de vendas é facilitada com um software de Trade Marketing para Gestão de PDV, a exemplo do aplicativo Promo Marketing Report solução da BeC Inteligência. Com ele é possível saber dados sobre o desempenho do pronto de venda com o controle de todos os setores em um só lugar. Tudo para dar auxílio na tomada de decisão.

acessoMerchanPT

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