Como expor sua marca no Ponto Extra

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Sua marca no Ponto Extra

Trabalhar como promotor para uma marca ou empresa é um serviço constante e renovador. Há sempre novidades dentro do trade marketing e é importante perceber quais dão mais resultados; uma delas sendo o que trataremos aqui: o ponto extra.

Primeiramente, o que é um ponto extra?

É nada mais do que um espaço a mais além do já conhecido para exposição natural do seu produto ou marca. Ele serve para atrair a atenção do consumidor final e lembrá-lo de que aquele produto está lá, mesmo que o cliente não esteja procurando especificamente por ele. Em mercados, por exemplo, um ponto extra funcional é o da ilha promocional, que é composta da montagem de balcões ou pallets nos corredores ou até mesmo grandes exposições do produto com tema especifico.

1) Para conseguir um ponto extra, existem dois meios. Um deles é o pago, gerado através de uma negociação de espaço que deve perdurar por um período determinado.

2) Já o outro é resultado das ações do promotor, um ponto extra ganho pelo relacionamento dele com os gestores daquela ponto de venda, muitas empresas até criam campanhas de incentivo a sua equipe de merchandising.

Partindo para o exemplo de livrarias, é comum que essas duas formas estejam presentes em vitrines e cubos (pilhas expostas de livros da mesma editora), sendo o contato do promotor da editora parte importantíssima do processo de visibilidade do produto. Outra vantagem do ponto extra é que, diferente do natural de exposição no (PDV), há uma possibilidade maior para a utilização de material de merchandising, já que, sem dividir espaço com concorrentes, a marca pode se divulgar e causando impacto ao consumidor dentro de sua estratégia.

O modo mais correto para que o promotor aproveite bem o ponto extra, é planejar qual produto foco a ser trabalhado, tema de sua exposição que irá decorar e a precificação da oferta para atrair a atenção do consumidor, e assim gerar mais vendas a marca. Esses produtos devem ter a montagem escolhida de acordo com o lugar que ele terá no ponto de vendas, unindo ideias de inovação, como a entrada da loja com os lançamentos de produtos, por exemplo, ou com compras por impulso. Além disso, também é interessante que o local escolhido tenha grande tráfego de clientes, sem atrapalhar sua circulação.

Tudo isso leva a pergunta: há realmente um aumento de vendas através desta técnica?

Técnicas de merchandising como o ponto extra funciona, ajuda e muito! – a alavancar as vendas, mas não trabalha sozinho. Além de ser recomendado que o ponto de venda (loja) trabalhe no seu layout, estudando a forma como ela é apresentada ao cliente e quais são as informações prioritárias a serem entregues, é também vital que os colaboradores ajudem na venda e trabalhem de acordo com o ambiente e seu público.

Ou seja, se o processo for feito corretamente, o ponto extra, em conjunto com outras técnicas de merchandising, pode se tornar a prática mais rápida e eficiente para aumentar as vendas – ou, ainda, fortalecer a marca, o que, por si só, já é motivo o bastante para investir nesse serviço.

Por fim, o ponto extra é um meio a ser utilizado pelo promotor e sua marca, com a montagem certa, para provar, mais uma vez, como a relação com o ponto de venda é imprescindível.

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Merchanponto extraPT

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