Como engajar as Crianças “Alphas” no Ponto de Venda?

Crianças Alphas no Ponto de Venda

Quem são e como se comportam as crianças da geração Alpha?

Depois de passarmos pela geração X, Y, Z agora chegou a vez da Geração Alpha, que são os nenéns nascidos após 2010.

Muitas pessoas dizem que eles nascem mais inteligentes e evoluídos do que as gerações anteriores, isso se dá pelo fato dessa nova geração receber vários estímulos, brinquedos criados para desenvolver sua visão, audição, tato, além de já nascerem em contato direto com a tecnologia.

Sendo assim, o tablet, e o celular já são aliados do desenvolvimento dos pequenos. A geração de pais dos “Alphas” também estão deslumbrados com a tecnologia, e passaram a ser pais compartilhadores de seus filhos, expondo cada vez mais o dia-a-dia das crianças, tornando desde cedo as crianças criadoras de conteúdo.

Elas já nascem inseridas nesse novo contexto, que é novo até para gente.

Estudos apontam que essa geração desenvolverá os seguintes comportamentos:

  1. Flexibilidade de gêneros;
  2. Emponderamento feminino;
  3. Versatilidade dos Meninos;
  4. Identificação com personagens mais focada em sua atitude do que em sua beleza estética;
  5. Uso dos meios de comunicação integrados para avaliar um produto pela nova geração;
  6. Figura Paterna mais presente na educação dos Filhos;
  7. Pais e mães reconhecidos como ídolos, ao invés de celebridades;

Estímulos

Já pararam para pensar em quantos estímulos essas crianças recebem hoje em dia? E que esses estímulos transformam exatamente a forma como essas crianças se comportam, e como se desenvolvem rapidamente?

TV

Há dez anos atrás só existia 5 canais de televisão voltados à esse target, hoje temos 15 canais de televisão. Alguns focam em educar, outros em edutainment (educar entretendo), e variam de faixa etária, e com o objetivo dos pais, e com o tempo que a criança passa assistindo eles.

Aplicativo e Redes sociais

Temos aplicativos e redes sociais que entram na vida da criança desde cedo, como o PlayKids, Disney Junior, Discovery Kids, que tem os seus desenhos animados e personagens preferidos, videoclipes, jogos interativos e muito mais. As redes sociais não são mais território exclusivo dos adultos, já que os próprios pais gravam vídeos no Stories do Instagram, compartilham em outras redes sociais, e assim as crianças já estão inseridas nesse universo sem nem saber ler ou escrever.

Canais On demand

Além de tudo isso, temos os Streamings como Netflix, Globo play, Apple Tv, Now, e o Youtube, que também tem o Youtube Kids, serviços que não existiam há alguns anos atrás mas que hoje já são frequentemente utilizados pelas crianças.

Resultado:

A criança não tem mais paciência de esperar pelo conteúdo limitado que exibe a hora que o canal quer transmitir, ela quer ter acesso ao seu próprio conteúdo, no seu próprio tempo, inúmeras vezes e sem comercial.

Desde cedo a mente dessas crianças já está criando velocidade de assimilar tanto conteúdo, e tantas informações que chegam para elas, por isso, se tornam mais autênticas, independentes e impacientes com produtos, jogos, e conteúdo que não acompanham essa evolução.

Comportamento de consumo

Estive recentemente em uma palestra da Play – Pesquisa e Conteúdo Inteligente, e que nos trouxe dados importantíssimos para entendermos como essa turminha pensa.

Crianças 1-2 anos

  • Ação via espelhamento: 76% das mães afirmam que as crianças repetem o que os personagens fazem.
  • Controle: 62% das mães afirmam que as crianças adoram ligar e desligar o controle remoto.
  • Segurança: 68% das mães afirmam que quando as crianças gostam (consomem) de um produto, não querem trocar por outro.
  • Curiosidade: 61% das mães afirmam que as crianças querem olhar os produtos com as mãos.

Crianças 3-5 anos

  • Autonomia: 81% gostam de fazer coisas sem depender dos pais.
  • Ação via Convite: 67% das mães afirmam que as crianças repetem o que os personagens convidam-nas a fazer.
  • Conhecer: 61% gosta de testar e serem testados.

Crianças de 6-8 anos

  • Acumulo: 81% gostam de consumir novidades, produtos novos, pelo prazer de ter mais
  • Gabar-se: 68% das crianças dizem que têm prazer em contar aos amigos o que compraram.
  • Surpresa Controlada: 59% gostam de surpresas controladas.

Como engajá-los?

Quando estiver escolhendo qual produto promover, qual produto escolher para compor o mix da sua loja, ou decidir fazer uma ação, leve em consideração as seguintes questões:

  • 1-2 anos: Esse produto Gera movimento?
  • 3-5 anos: Esse produto gera descoberta?
  • 6-8 anos: Esse produto empodera essas crianças?
  • Esse produto é um convite para ação? A criança fica com vontade de consumi-lo?
  • Esse produto é interativo?
  • É prático para os pais?

Outra dica, é que você pode engajá-los através de seus sentidos, sabemos que os sentidos das crianças são 200% mais potentes.

Som: o ritmo sozinho, ou com storytelling, ou associado à um refrão, depende da maneira como vai utilizá-lo corretamente para cada fase, cria um contexto, pode intensificar o ânimo, a criança se associa e cria uma nova memória.

Visão: As cores são fortemente presentes até para adultos fazerem associações com marcas – quando se pensa em vermelho e amarelo, logo lembramos do Mc Donalds – assim é o mesmo processo com as crianças.

Tato: A criança gosta de experimentar, descobri, a embalagem ou o formato é uma das principais motivações de compra.

Cheiro: Pesquisas revelam que 40% das pessoas melhoram o humor quando sentem uma fragrância agradável, se conecta com a memória emocional.

E com todos esses insights a sua função agora, é despertar o principal sentido de qualquer consumidor da sua marca, a experiência.

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