Shopper: O que são os micro-momentos e como identificá-los no Varejo?

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Identificar os micro-momentos do shopper ajuda o engajamento para decisão de compra.

A popularização dos smartphones e pacote de dados nos tornou grandes usuários desse advento, e mudou a forma como consumimos, e interagimos com as empresas.

É notável que em qualquer situação seja no ônibus, nas ruas, depois do almoço, na pausa do trabalho, ou antes de dormir é uma deixa para usarmos os smartphones.

E é mais notável ainda, o quanto utilizamos eles para resolver nossos pequenos problemas do dia-a-dia.

Enfim, passamos a ter o celular sempre ao nosso alcance, e se tornou natural que o consultamos para as mais diversas atividades, inclusive para o consumo.

A mobilidade ajuda o consumidor a tomar decisões de compra bem mais rápidas devido as pesquisas online.

Assim, a batalha pela conquista de corações, mentes e dinheiro são decidas por micro-momentos.

Afinal, O que São os Micro-Momentos?

Vamos entender A revolução dos micro-momentos, segundo o Google.

Os Micro-momentos são os pequenos momentos da jornada de compra do consumidor.

Pequenas fatias do tempo em que decisões são tomadas por um instante de impulso, que foi gerado através de um acontecimento inesperado e que causou uma necessidade.

Um exemplo, você marcou de jantar, e quando chega no restaurante, ele fechou. Qual o seu impulso? Corre ao seu celular e busca um outro mais próximo.

Esses micro-momentos podem estar em variadas situações do nosso cotidiano.

Quem nunca teve um imprevisto e buscou a solução no celular? Eu? Todos os dias.

O Google listou 4 situações em que esses micro-momentos mais ocorrem:

Momento eu quero saber

Momento eu quero fazer

Momento eu quero comprar

Momento eu quero ir

Agora que conheceu os 4 momentos do micro-momentos, é importante saber identificar onde o seu público alvo se encontra, e como falar com ele.

Impactos no Hábito de Consumo

A Equipe de pesquisa do Google constatou que o número de Smartphones no Brasil em uso chega a 168 milhões, e a expectativa é que nos próximos anos esse número vá para 236 milhões.

O número de Smartphones cresce, mas em contrapartida, a pesquisa revelou que ao migrarmos para o Mobile, estamos mais diretos em nossas buscas, passamos menos tempo buscando coisas na internet, somos mais objetivos, não queremos perder tempo.

Vivemos na era do imediatismo, se o consumidor quer algo, ele quer agora, instantaneamente. E as marcas que percebem isso, conseguem conquistar um relacionamento com o consumidor.

Em meio a todo esse turbilhão de conteúdo que chega para o consumidor ao mesmo tempo, é natural que a atenção desse usuário seja dispersa.

E o grande desafio do varejo é identificar o exato momento em que esses usuários estão mais aptos às mensagens de suas marcas, pois buscam informações que resolvem algum atrito, que facilitam a sua vida.

Basicamente, eles esperam receber informações relevantes, fazendo menos esforço.

Nesse novo contexto, o Google nos mostra que existe três novos hábitos na jornada de compra:

  • O Shopper que avalia o melhor custo benefício, com maior critério na hora da compra
  • O Shopper que troca pelo produto mais barato, e tem maior receptividade a experimentar novas marcas
  • O Shopper que posterga a compra para depois.  

Impactos no Varejo com dados do Google

O Momento do digital “eu quero ir” tem um poder de influência no ponto físico: 65% das pessoas que pesquisam online vão para as lojas físicas. 30% das pessoas fazem o processo inverso, vão as lojas e compram online. 

No Brasil, 74% das pessoas pesquisam na internet para comprar na loja física e tem4x mais buscas “lojas e estabelecimentos perto de mim”

Um em cada três consumidores prefere consultar seu celular dentro da loja a pedir informações a um atendente.

Dos usuários de smartphones, 74% consultam seus telefones enquanto estão em pé numa loja decidindo qual produto comprar.

Ainda acha que não precisa aprender a identificar os micro-momentos?

Como identificar os micro-momentos ?

Apesar de Matt Laswaon, Diretor do Google Ads, afirmar que identificar esses momentos seja uma arte e ciência ao mesmo tempo, ele listou cinco dicas de como identificá-los, que você vai ler a seguir:

1) Descubra quais foram as principais palavras pesquisadas no Mobile

Ao encontrar essas palavras, você poderá ter insights do que o seu consumidor quer quando usa o Mobile.

Uma dica é observar os momentos “perto da marca”, em que o consumidor está dentro da loja, o que ele pesquisa sobre um produto, o que ele procura antes de finalizar a comprar.

2) Estude seus dados, e análises para ver como eles estão encontrando você.

Comece a entender o que eles perguntam.

“Cada um desses questionamentos é uma oportunidade para você estar lá com respostas úteis”

afirma Lawson.

3) Mude o foco das pesquisas de Satisfação

Comece a entender “como”, “por que” e “onde” seus consumidores utilizam o mobile para achar as respostas que pesquisam em determinados momentos.

4) Escute os seus colaboradores

Faça reunião de brainstorms com a sua equipe para que juntos pensem em novos insights de tornar a sua marca presente na vida do consumidor, e ser útil para ele no momento que ele está pesquisando uma palavra chave. Pense e estude todas as hipóteses, utilizem os dados que já existe em outras campanhas.

5) Entrevistas no Ponto de Venda

Saia do achismo, não fique somente presumindo o que seus consumidores pesquisam enquanto estão andando pela sua loja, pergunte à eles. Utilize ferramentas que vão te ajudar nesse processo

Parece um processo distante, mas os micro-momentos já estão mudando os processos de criação, abordagem, e veiculação das campanhas.

Será cada vez mais comum o uso de ferramentas como o Promo Marketing Report, que são capazes de analisar o comportamento de compra do público, através de uma pesquisa mais assertiva nos interesses do consumidor.

Outras tecnologias como Notificações Push, os Chatsbots, e AVI estão vindo com tudo para criar esse marketing de proximidade mais assertivo com o consumidor.

Você quer entender quais são os micro-momentos do seu Shopper?

Comece entendendo o seu consumidor, estamos aqui para te ajudar nessa jornada.

Conte com a gente.

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