Como melhorar as suas vendas através dos Promotores?

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O consumidor hoje em dia é bem mais exigente, e seletivo quando vai às compras, talvez suas novas decisões podem ser influenciadas pela pressão dos preços subindo, ou pela falta de dinheiro no mercado.

Se o seu produto não for único no mercado, você precisa procurar uma vantagem competitiva, ou fazer algo para se diferenciar dos seus concorrentes.

As marcas que querem se diferenciar no ponto de venda geralmente utilizam as ações promocionais para impulsionar as vendas, e chamar atenção desse consumidor para a compra por impulso.

E para que sua ação promocional seja um sucesso, e tenha um retorno de vendas efetivas, utilize o seu promotor não só como um demonstrador, consultor de especificações do produto, treine o seu promotor para impulsionar a compra por impulso no ponto de venda.

Às vezes só o brinde, ou só a degustação não faz a venda.

A importância do treinamento de vendas para sua Equipe Promocional

Talvez mais do que imaginamos, o treinamento de vendas para sua equipe de campo é decisivo para o processo da ação promocional, visando ajudar o funcionário a adquirir mais eficiência no momento da abordagem, o treinamento deve ser bem estruturado e focado ao desenvolvimento do profissional em criar habilidades para vender.

O ato de atender ou vender pode ser um convite para influenciar outras pessoas a agirem de acordo com o que você deseja. É o que chamamos de ato de persuasão, e isso falta ser aplicado nos promotores de ações.

É muito comum sermos abordados por promotores que não exercem essa persuasão em sua abordagem, ou que nem tomam a primeira atitude de nos atender antes que os procuremos. Nem sempre somente conhecer o produto, ou somente oferecer a degustação é sinal de boas vendas.

Nem sempre imaginamos o promotor como um vendedor, mas a abordagem que ele faz no ponto de vendas, é exatamente um processo de convencimento ou persuasão, é a equipe que vai apresentar a sua marca ao seu cliente, as marcas precisam começar a enxergar esses profissionais com mais valor ao que eles representam, uma abordagem malfeita reflete diretamente à imagem da sua marca.

Um treinamento adequado a esses profissionais faz com que eles conquistem habilidades, conceitos e atitudes de interagir com o cliente que irão aumentar sua qualificação em influenciar os seus clientes para tomar decisões positivas de compras do seu produto.

Junto com isso, o treinamento focado em vendas vai ajudar:

  • Melhorar o relacionamento da marca com o cliente.
  • Melhorar a efetividade de vendas.
  • Aumentam a motivação individual e grupal.
  • Os promotores conseguem captar as motivações e opiniões que levam o cliente a comprar ou não o seu produto.
  • Aumenta sua vantagem competitiva em relação ao concorrente.
  • A sua marca venderá mais, ao fazer uma abordagem mais assertiva de acordo com o seu público.

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