Blog BeC Inteligência
Mais

    Pesquisa de preço a importância de realizar

    publicado em

    Promo MKT Report

    Uma das principais etapas no processo de ofertas, é a pesquisa de preço dos concorrentes, pois assim os varejistas e as indústrias podem traçar estratégias específicas para aquela determinada loja, como ofertas e ações promocionais.

    A pesquisa de preço realizada pelos varejistas ou pela indústria é complexa e envolve uma ampla quantidade de produtos, lojas, pessoas e uma enorme rotatividade na alteração de preços.

    PromoMKTReport

    Algumas empresas ainda realizam essa atividade pelo antigo método de coletar informações manualmente, com a boa e velha prancheta, o que dificulta a consolidação e armazenamento dos dados coletados, atrasa as tomadas de decisões em situações que exigem uma estratégia imediata, e por fim, a empresa está sujeita a um maior número de falhas humanas em todo o processo. 

    E há empresas que nem coletam essas informações, pois estão tão focadas em seus fluxos internos que se esquecem da importância de estar atentos à qualquer passo da concorrência.

    Por que é importante monitorar o preço do concorrente?  

    Muitas vezes o preço se torna o fator mais importante na decisão de compra, e o consumidor de hoje tem fácil acesso as informações via internet, e com isso, seu comportamento de compra se tornou mais exigente, buscando a melhor oferta e quem oferece o melhor valor para o produto desejado. 

    E quando se pratica valores mais altos que o mercado, o consumidor classifica aquele produto ou loja como “careira”, e quando o preço está abaixo, o consumidor perde a referência de valor, e não vai querer pagar o valor ideal do produto, o que afeta diretamente a lucratividade do supermercado e diretamente a imagem da marca no ponto de venda.

    Ao analisar o aumento e diminuição do preço do seu concorrente em outras lojas, você terá uma visão ampla das novas tendências de mercado, e novas tendências de consumo do shopper.

    PowerBI

    Ter em mãos de forma mais rápida, os dados da concorrência, te ajuda a negociar com seus fornecedores, uma vez que você saberá se a concorrência está queimando preços ou com itens em falta.

    Basta ver a importância que tem o preço na hora de vender, para que você entenda que ter o controle da informação é essencial para estar um passo à frente da sua concorrência.

    Por que é importante utilizar uma ferramenta para pesquisa de preço?

    Utilizar uma ferramenta para coleta de preço, é a forma mais fácil e segura de obter em tempo real informações e resultados mais completos e abrangentes que vão além da coleta de preço, considerando outros fatores que vão ser essenciais para a sua tomada de decisão, como por exemplo:

    1. Analisar o posicionamento do seu produto perante ao concorrente, se os preços estão semelhantes ou diferentes entre vocês.
    2. Identificar quais produtos valem a pena baratear, pois alguns produtos não vão gerar aumento de vendas por menor que seja o valor.
    3. Registrar corretamente se o preço coletado é o preço padrão ou se o produto está promocionado, é muito frequente ter erros nessa coleta, e deixar o decisor confuso na hora de definir o preço da oferta, ou que ação fazer.
    4. Quais produtos o seu concorrente oferece em exclusividade, e com que frequência ele faz lançamentos de novos produtos.
    5. Quais produtos do seu concorrente estão em ruptura, pois é nesse momento que você pode aumentar o valor do seu produto, assim ganha-se um pouco mais na margem de lucro. É comum ocorrer um reajuste de 20% a 30% maior no item, quando o mesmo está em falta.
    6. Identificar quando o seu concorrente lança ofertas, descontos, campanhas promocionais, assim você pode antecipar possíveis perdas, estoque parado e criar a sua ação promocional.
    7. A média de preço para as Redes, cada rede pode praticar o preço específico para seus produtos. A questão é: qual é preço de Sell out praticado para cada uma? Importante monitorar esta informação.
    8. Saber se quando seu produto está com o preço abaixo do mercado, se ele está perto do vencimento de validade, e com que frequência isso tem acontecido.
    9. Analisar qual o ponto de venda ideal para o seu produto, é mais importante ter o seu produto em um supermercado que fale com o seu público, do que em vários que não atingem o seu objetivo.

    Além do mais, o uso de uma ferramenta reduz o custo operacional, pois não é preciso ter uma equipe específica (e, sim bem treinada) para reunir esses dados, e ainda garante mais rapidez e segurança no processo.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Fique Atento!

    Para que esse fluxo se torne eficaz, não basta ter a melhor ferramenta do mercado, e sair pesquisando qualquer coisa, é preciso ter estratégia de pesquisa de preço, que te dará um resultado mais preciso.

    É importante:

    1. Definir corretamente quem são seus concorrentes diretos, que conversam com o mesmo público, e estão na mesma categoria.
    2. Selecionar a cesta de produtos para a pesquisa de preços, assim você torna o trabalho de coleta mais rápido, e dá ênfase aos que não podem ficar de fora de jeito nenhum.
    3. Não usar o levantamento apenas para baixar o preço, a intenção é aumentar a margem e a rentabilidade, por isso alinhe a pesquisa de preços com a estratégia de promoção.
    4. Capacitar e treinar a equipe de campo, é preciso adotar critérios rigorosos ao montar a equipe de pesquisa de preços, o colaborador precisa ter habilidades essências para o cargo, como organização, pró-atividade, ser habituado com o ambiente em que vai trabalhar. Treinar. Treinar. Treinar. Dar orientações superficiais não basta, o treinamento é essencial para capacitar esse profissional a realizar e entregar a melhor pesquisa de preço.
    5. Revisar os preços coletados, para que não ocorra erros que vão deixar o produto fora do padrão de mercado e fazendo o consumidor deixar de comprar ou comprar do seu concorrente.
    Vinicius Costa
    Vinicius Costa
    Manager Europa da BeC Inteligência. Ele é um profissional de Business Intelligence com mais de 15 anos de experiência. Ele vive em Valência, Espanha, e já trabalhou em agências de Trade Marketing e MKT Promocional, onde desenvolveu soluções de business intelligence para diversos projetos para grandes empresas. Atualmente, ele é responsável pela área de Desenvolvimento da BeC Inteligência.

    Artigos Mais Recentes

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Automatização de E-mail Marketing: Maximizando a Eficiência e Personalização

    No mundo digital atual, o e-mail marketing permanece como uma ferramenta essencial para empresas...

    Segmentação de E-mails: Como Personalizar Campanhas para Melhorar Taxas de Conversão

    Na era digital, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para engajar clientes...

    Mais como este

    Trade Marketing Guia Completo para o PDV
    Para entender tudo sobre trade marketing e como ele pode impactar o seu negócio, não deixe de ler este guia completo sobre o assunto!
    Ebook Gratuito