Por que criar ações de live marketing?

ações de live marketing

A cabeça de um empreendedor não para, é como uma máquina em constante funcionamento. E ela está sempre questionando. Um desses questionamentos é como as grandes empresas estão conseguindo potencializar as vendas mesmo em tempos de crise? A resposta é simples: live marketing.

O significado de live marketing

Como o próprio nome sugere, é o marketing vivo. Vivo no sentido de agora, de tempo real. Live marketing é um conjunto de ações que estabelecem uma maior conexão entre a marca e o consumidor. A ideia é tirar a empresa da zona de conforto e criar oportunidades que causem um impacto positivo nas pessoas, de forma que elas tenham uma experiência sensorial e fiquem apaixonadas pela marca.

O sucesso dessa estratégia se deve principalmente às transformações no comportamento do consumidor, que hoje está mais informado, conectado e seletivo. Diante de um mercado extremamente competitivo, quem ganha a atenção desse novo comprador não é o menor preço e sim quem consegue despertar emoção e empatia.


As vantagens de investir em live marketing

Integração em diferentes ambientes e plataformas

As ações de live marketing podem ser realizadas no ambiente físico por meio de eventos, feiras, congressos, pontos de venda ou no universo virtual: sites, redes sociais ou aplicativos. As empresas precisam entender que hoje esses dois mundos (real e virtual) estão incorporados na vida do consumidor: o smartphone é praticamente a extensão do nosso braço!

Ação local e repercussão global

A possibilidade de integrar as campanhas off-line e on-line potencializam os resultados do marketing, pois o alcance é muito maior. Como resultado, as empresas podem ganhar em vendas imediatas, conquistar novos leads e reter os clientes já existentes.

Ampla variedade de ferramentas

O live marketing pode ser trabalhado paralelamente com outras estratégias, como: marketing digital, marketing promocional, trade marketing, marketing de incentivo e mobile marketing. Nas ações, o mais importante é causar engajamento em tempo real e o resultado é a percepção diferenciada do público sobre a marca, seus produtos e serviços.

Eficiência em tempos difíceis

A melhor maneira de driblar a crise financeira é usar a criatividade para criar ações de live marketing. O cliente satisfeito sempre faz a famosa propaganda boca a boca para amigos e familiares, além de publicar fotos e comentários positivos nas redes sociais, fato que amplia ainda mais o alcance das campanhas.


4 dicas para investir em live marketing

1. Reúna a sua equipe

A primeira coisa que você deve fazer é reunir a sua equipe de marketing para fazer um planejamento das ações, agendar datas, definir o objetivo da campanha, as plataformas que serão utilizadas, saber quem são as pessoas e as empresas que serão responsáveis por cada detalhe.

2. Conheça bem o seu público

É fundamental que você conheça bem o seu público-alvo, saiba qual as suas características, o que gostam, quais os sonhos e as expectativas, entre outras coisas importantes para você ter condições de surpreendê-lo de forma assertiva ao invés de cometer um deslize.

3. Evite cometer erros

No live marketing as ações são aplicadas ao vivo ou em tempo real, portanto demore o tempo que for na parte de planejamento. Dessa forma, você terá condições de prever erros que possam ocorrer durante o evento. Não hesite em pedir ajuda a um profissional.

4. Explore os sentidos do consumidor

Nessa estratégia, é preciso explorar os sentidos das pessoas: visão, tato, olfato e paladar. Não precisa ser todos ao mesmo tempo, mas as possibilidades são inúmeras. O importante é proporcionar ao público experiências positivas. 

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Recentemente, uma marca de refrigerante surpreendeu os banhistas de uma praia com a instalação de um enorme chuveiro em forma de máquina na qual a alavanca simulava a retirada da bebida, que no caso era a água para o banho.

Resultado: pessoas felizes, se refrescando no chuveiro, fazendo selfies e, claro, bebendo o refrigerante.

A maior vantagem de trabalhar com live marketing é que não importa o orçamento e nem a grandiosidade da sua campanha. Essencial é o quanto a sua equipe consegue ser criativa e inovadora para interagir com o público de maneira assertiva.


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Carlos BrandãoAuthor posts

Carlos Brandão

Sou Carlos Brandão, sócio-diretor da BeC Inteligencia, formado em Administração de Empresas, sou especialista em desenvolvimento de APP (IOS e ANDROID) principalmente em projetos que necessitam controle de Ações Promocionais e Trade Marketing na mesma plataforma.

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