Blog BeC Inteligência
Mais

    Por que criar ações de live mkt? Veja essas 4 dicas.

    publicado em

    Promo MKT Report

    A cabeça de um empreendedor não para, é como uma máquina em constante funcionamento. Sendo assim, ela está sempre questionando. Por isso, um desses questionamentos é como as grandes empresas estão conseguindo potencializar as vendas mesmo em tempos de crise? A resposta é simples: live mkt.

    O significado de live mkt

    Portanto, como o próprio nome sugere, é o marketing vivo. Vivo no sentido de agora, de tempo real. Por isso, live mkt é um conjunto de ações que estabelecem uma maior conexão entre a marca e o consumidor. Ainda assim, a ideia é tirar a empresa da zona de conforto e criar oportunidades que causem um impacto positivo nas pessoas, de forma que elas tenham uma experiência sensorial e fiquem apaixonadas pela marca.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    O sucesso dessa estratégia se deve principalmente às transformações no comportamento do consumidor, que hoje está mais informado, conectado e seletivo. Ou seja, diante de um mercado extremamente competitivo, quem ganha a atenção desse novo comprador não é o menor preço e sim quem consegue despertar emoção e empatia.

    As vantagens de investir em live mkt

    a. Integração em diferentes ambientes e plataformas

    As ações de live mkt podem ser realizadas no ambiente físico por meio de eventos, feiras, congressos, pontos de venda ou no universo virtual: sites, redes sociais ou aplicativos. No entanto, as empresas precisam entender que hoje esses dois mundos (real e virtual) estão incorporados na vida do consumidor: o smartphone é praticamente a extensão do nosso braço!

    b. Ação local e repercussão global

    A possibilidade de integrar as campanhas off-line e on-line potencializam os resultados do marketing, pois o alcance é muito maior. Como resultado, as empresas podem ganhar em vendas imediatas, conquistar novos leads e reter os clientes já existentes.

    c. Ampla variedade de ferramentas

    Ou seja, o live mkt pode ser trabalhado paralelamente com outras estratégias, como: marketing digital, marketing promocional, trade marketing, marketing de incentivo e mobile marketing. Nas ações, o mais importante é causar engajamento em tempo real e o resultado é a percepção diferenciada do público sobre a marca, seus produtos e serviços.

    PromoMKTReport

    d. Eficiência em tempos difíceis

    A melhor maneira de driblar a crise financeira é usar a criatividade para criar ações de live mkt. O cliente satisfeito sempre faz a famosa propaganda boca a boca para amigos e familiares, além de publicar fotos e comentários positivos nas redes sociais, fato que amplia ainda mais o alcance das campanhas.

    4 dicas para investir em live mkt

    1. Reúna a sua equipe

    A primeira coisa que você deve fazer é reunir a sua equipe de marketing para fazer um planejamento das ações, agendar datas, definir o objetivo da campanha, as plataformas que serão utilizadas, saber quem são as pessoas e as empresas que serão responsáveis por cada detalhe.

    2. Conheça bem o seu público

    É fundamental que você conheça bem o seu público-alvo, saiba qual as suas características, o que gostam, quais os sonhos e as expectativas, entre outras coisas importantes para você ter condições de surpreendê-lo de forma assertiva ao invés de cometer um deslize.

    3. Evite cometer erros

    No live marketing as ações são aplicadas ao vivo ou em tempo real, portanto demore o tempo que for na parte de planejamento. Dessa forma, você terá condições de prever erros que possam ocorrer durante o evento. Não hesite em pedir ajuda a um profissional.

    PowerBI

    4. Explore os sentidos do consumidor

    Nessa estratégia, é preciso explorar os sentidos das pessoas: visão, tato, olfato e paladar. Não precisa ser todos ao mesmo tempo, mas as possibilidades são inúmeras. O importante é proporcionar ao público experiências positivas. 

    Recentemente, uma marca de refrigerante surpreendeu os banhistas de uma praia com a instalação de um enorme chuveiro em forma de máquina na qual a alavanca simulava a retirada da bebida, que no caso era a água para o banho.

    Resultado: pessoas felizes, se refrescando no chuveiro, fazendo selfies e, claro, bebendo o refrigerante.

    A maior vantagem de trabalhar com live marketing é que não importa o orçamento e nem a grandiosidade da sua campanha. Essencial é o quanto a sua equipe consegue ser criativa e inovadora para interagir com o público de maneira assertiva.

    Quer ficar por dentro de outras dicas de marketing? Então curta a nossa página no Facebook!

    Carlos Brandão
    Carlos Brandão
    Manager Brasil da BeC Inteligência e o CTO da Insighttech e da Leaderx. Ele ajuda a criar aplicativos, sistemas web e business intelligence usando processos ágeis e trabalhando com uma equipe dedicada de engenheiros de software. Ele tem mais de 14 anos de experiência nesta área.

    Artigos Mais Recentes

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Automatização de E-mail Marketing: Maximizando a Eficiência e Personalização

    No mundo digital atual, o e-mail marketing permanece como uma ferramenta essencial para empresas...

    Segmentação de E-mails: Como Personalizar Campanhas para Melhorar Taxas de Conversão

    Na era digital, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para engajar clientes...

    Mais como este

    Gestão e Planejamento de Campanhas Promocionais: Entenda Melhor
    Na prática, isso significa ter um maior controle e noção sobre as ações desenvolvidas, organizar os recursos que serão utilizados e, principalmente, saber (de antemão), os possíveis impactos da campanha sobre a marca. E tudo isso vai ajudar a garantir não apenas o sucesso da campanha promocional, mas também a aferir o nível de retorno dos seus investimentos.
    Ebook Gratuito