As 5 melhores dicas para expor produtos no ponto de venda

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Diariamente fazemos um esforço muito grande para aumentar as vendas e garantir um faturamento que garanta a permanência e o crescimento de nossa empresa. Nesse esforço não se pode negligenciar o ponto de venda. Afinal, ele é muito mais do que a simples exposição de produtos.

Se bem gerenciado, o ponto de venda pode ser uma importante ferramenta de marketing, um acelerador das vendas. Quer saber como isso é possível? Fique atento às dicas a seguir:

 

Como transformar o ponto de venda em uma ferramenta para vender mais

 

Crie uma atmosfera atraente

Com o uso adequado das cores, aromas e iluminação estimule os sentidos do cliente, faça com que ele tenha imediata sensação de bem-estar tão logo entre em seu estabelecimento. Aposte em um contraste entre o ambiente da rua e o ambiente interno de sua loja, para que ele a perceba como o local onde suas necessidades são atendidas.

Dessa forma, além de ficar bem mais propenso para a compra, ele criará uma memória afetiva de sua loja, a qual passará a ser a primeira opção para futuras compras.

 

Otimize a experiência do cliente

Interatividade é a palavra do momento e você bem pode utilizá-la a seu favor, aumentando as vendas. Como? Crie promoções-relâmpago para o público presente na loja. Brincadeiras rápidas valendo um desconto; desconto para quem compartilhar nas redes sociais, naquele instante, uma promoção da loja; distribuição de brindes interessantes: são inúmeras as opções de ações simples que entretêm, mantendo o cliente na loja e estimulando-o a comprar.

Assim, ele sempre terá a sensação de que levou mais do que aquilo que efetivamente pagou. E as chances de que ele se lembre de sua loja para compras futuras serão bem maiores.

 

Cuide da comunicação visual

Cartazes, banners, portais, a fachada da loja, dentre outros, são importantes ferramentas de comunicação visual. Lance mão desses recursos para comunicar as promoções, ofertas, produtos em destaques, enfim, todos os benefícios disponíveis para seu cliente.

Use-os também para direcionar o tráfego dos clientes, para sinalizar as áreas de exposição dos produtos-chave e para incentivar as compras por impulso.

Abuse da criatividade na hora de criar pontos extras com os kits promocionais.

 

Capriche na vitrine

Faça uma composição harmônica e equilibrada das mercadorias, materiais promocionais e decoração na vitrine. Enfatize as promoções. Dedique à vitrine bastante cuidado quanto à iluminação, o uso das cores, distribuição das peças.

Não se pode esquecer também de fazer a rotação das peças expostas. Enquanto uma mesma decoração pode permanecer na vitrine por até um mês, o ideal é que as mercadorias à venda sejam trocadas semanalmente.

 

Faça uma correta exposição de produtos

Os produtos são a grande estrela da loja e sua venda, o objetivo principal. Mas, para serem desejados e comprados é preciso que estejam expostos da maneira correta. E como fazer isso?

É muito simples: separe os produtos por categorias, de acordo com o interesse dos clientes. Torne visível cada produto; afinal, “o que não é visto, não é desejado.” Por fim, deixe o produto acessível, para que o mesmo possa ser manuseado, experimentado. Posicione-o bem “aos olhos” do consumidor.

Faça sugestões de uso, expondo próximos produtos que podem ser utilizados em conjunto. Por exemplo: em supermercados, colocar os temperos próximos do balcão do açougue, vinhos próximos a queijos, etc. Já em uma loja de roupas, é importante compor looks completos na vitrine.

Organização e higiene também são itens que não podem ser esquecidos na exposição de produtos no ponto de venda.

E você, já tinha percebido como a gestão do ponto de venda pode ser essencial para o sucesso de sua empresa? Que estratégias você utiliza para otimizar seu ponto de venda? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

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Carlos BrandãoAuthor posts

Carlos Brandão

Sou Carlos Brandão, sócio-diretor da BeC Inteligencia, formado em Administração de Empresas, sou especialista em desenvolvimento de APP (IOS e ANDROID) principalmente em projetos que necessitam controle de Ações Promocionais e Trade Marketing na mesma plataforma.

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